Tratamentos Realizados

Cisto de Tarlov

Cistos de Tarlov são cavidades preenchidas por liquido que aparecem nas raízes nervosas, principalmente na região sacral (a região mais inferior) da coluna vertebral.

Cistos pequenos, assintomáticos são muito comuns na população em geral (chega a ter uma incidência de 5 a 9 % na população). São muito mais frequentes em mulheres que em homens. Devido a sua proximidade com a região pélvica alguns pacientes podem ter seu diagnóstico confundido com hérnia de disco, aracnoidite, e nas mulheres, problemas ginecológicos. Fica ainda mais difícil definir se um cisto é sintomático quando existem algumas destas alterações concomitantemente com o cisto. 

Embora cistos grandes sejam mais raros, estes podem produzir alterações e necessitar tratamento até mesmo cirúrgico. 

Os sintomas mais comuns são dor na região das nádegas, que se piora na posição sentada, ou quando faz um esforço físico, fraqueza de músculos inervados pela raiz acometida, perda de sensibilidade na pele das nádegas, constipação intestinal, alterações do controle da urina (em geral com urgência miccional ou mesmo incontinência), alterações de função sexual. 

A cirurgia é indicada principalmente nos casos sintomáticos, que não respondem a tratamento conservador, quando o cisto é maior que 1,5 cm, e quando está associado a dor radicular ou disfunção intestinal, urinária ou sexual. 

Envolve a exposição da região acometida, abertura do cisto com drenagem do liquido e preenchimento da cavidade com um gel selante ou cola de fibrina para evitar recidiva. 

É comum ocorrer fístula de líquor no pós-operatório, mas na maioria dos casos ela cicatriza espontaneamente.

  Topo