Tratamentos Realizados
Cervicalgia aguda (dor no pescoço)
O pescoço compreende o segmento cervical da coluna vertebral e é a parte mais flexível da coluna. A coluna cervical é formada por 7 ossos (vértebras) separadas entre si por discos intervertebrais. Os discos permitem que a coluna se movimente livremente e absorvem choques durante atividades.
Cada vértebra possui um arco posterior que, em continuidade, forma o canal espinhal, onde passam as estruturas nervosas. Em cada nível (cada vértebra) existe uma pequena abertura (forame intervertebral) por onde emerge uma raiz nervosa que vai formar os nervos periféricos.
É comum as pessoas apresentarem queixas de dor no pescoço, e por este motivo são encaminhadas para avaliação pelo especialista.
A dor cervical em geral acomete a região do pescoço e ombro e pode se irradiar pelo braço, antebraço até a mão e dedos, dependendo do local do acometimento. Cada raiz nervosa ocupa uma posição específica no nervo periférico e se destina a uma região específica do membro superior. Algumas vezes sintomas de amortecimento no braço ou dedos é notada. É possível que as pessoas apresentam também fraqueza do braço.
Dor cervical ou dor no pescoço pode ser causada por doença degenerativa do disco intervertebral, estreitamento (estenose) do canal vertebral ou do forame intervertebral, artrite, e em casos raros, tumor ou meningite.
Idade, má postura, traumatismos (acidentes), e inflamação das articulações (artrites) podem ser a causa do problema.
Pode ser necessário fazer exames complementares para diagnosticar o problema.