Tratamentos Realizados

Hidrocefalia

O que é Hidrocefalia?

Dentro do crânio, além do cérebro, existem alguns espaços que são ocupados por um líquido chamado de líquido cefalorraquidiano ou líquor. O líquor é produzido e absorvido continuamente e tem livre passagem por essas várias cavidades, algumas delas chamadas de ventrículos.

Em inúmeras situações, pode haver um desequilíbrio na quantidade de líquor dentro do crânio, gerando o seu acúmulo em quantidades maiores do que as toleradas, levando a um aumento do tamanho dos ventrículos, o que resulta na hidrocefalia.

Quais as causas?

As causas são bastante variáveis.

A hidrocefalia é mais comum em crianças, determinada por alterações congênitas, como mielomeningocele, síndrome de Chiari tipo II, estenose de aqueduto, dentre outros.

Em adultos, sangramento intracraniano ou infecção do sistema nervoso são algumas das causas.

Quais os sintomas?

Como o crânio é uma estrutura composta por osso, o qual é inelástico, a hidrocefalia leva a um aumento da pressão dentro do cérebro, resultando em sintomas conhecidos como sintomas de hipertensão intracraniana.

Estes sintomas são variáveis, sendo os mais comuns:

  • dor de cabeça; 
  • náusea, podendo ou não estar associada a vômito;
  • sonolência;
  • em bebês, abaulamento da fontanela (moleira) ou mesmo aumento do tamanho da cabeça;
  • coma em casos mais graves.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito no período pré-natal através do ultrassom obstétrico.

Em bebês, ainda pode ser utilizada a ultrassonografia transcraniana ou então ressonância magnética ou tomografia de crânio. Estes últimos dois exames são os de escolha para crianças maiores e adultos.

Formas de tratamento

O tratamento varia de acordo com a idade do diagnóstico e a causa.

Os tratamentos padrões são a derivação ventriculoperitoneal e a terceiroventriculostomia endoscópica.

A derivação ventriculoperitoneal corresponde a drenagem do líquor em excesso através de um dreno, o qual tem uma extremidade posicionada dentro do ventrículo, que se encontra dilatado, e a outra extremidade dentro do abdômen, na cavidade peritoneal, onde o líquido drenado é absorvido.

Já a terceiroventriculostomia é um procedimento cirúrgico em que através da visão proporcionada por um endoscópio, o assoalho do ventrículo é aberto e uma nova passagem para o líquor é criada, permitindo sua melhor circulação.

Os dois tratamentos visam restaurar a pressão ideal dentro do crânio.

  Topo