Tratamentos Realizados

Nervos Periféricos

Os nervos periféricos são os nervos que saem da medula espinal e chegam até a periferia dos braços e pernas, levando informações tanto do cérebro para os membros quanto dos membros para o cérebro, permitindo a comunicação de todo o corpo.

Em algumas situações, estes nervos podem sofrer danos decorrente de acidentes, tumores e outras alterações estruturais, levando a alguns sintomas, como dor, diminuição na capacidade de sentir e de mexer o membro. Também doenças sistêmicas levam a comprometimento dos nervos periféricos quando não são tratadas adequadamente, como a Diabetes e o Hipotireoidismo.

Uma das doenças mais comuns de acometimento dos nervos periféricos é a Síndrome do túnel do carpo.

Na Síndrome do Túnel do Carpo o nervo periférico comprometido, chamado de nervo mediano, apresenta-se “apertado” dentro do túnel do carpo, estrutura localizada no punho.

Os sintomas mais comuns são dor e alteração de sensibilidade e mesmo sensação de formigamento nos 4 primeiros dedos da mão. Muitas vezes estes sintomas despertam o paciente durante a noite, aliviando parcialmente com o chacoalhar da mão acometida. Alguns pacientes relatam queda de objetos das mãos durante atividades manuais.

O diagnóstico dessa condição se dá através de avaliação médica e complementado com exames, que são a eletroneuromiografia, o ultrassom e a ressonância, solicitados de acordo com a necessidade.

Se constatado lesão leve, pode-se fazer o tratamento dito conservador, ou seja, com medicações e órteses, se necessário. Agora, se a lesão for moderada a grave, considera-se o tratamento cirúrgico, que consiste em aumentar o espaço ocupado pelo nervo. Com o tratamento, alcança-se a melhora da dor e da sensibilidade da mão e dos dedos. Quando há alteração de força, a recuperação é progressiva, pois esta condição denota lesão mais significativa do nervo. 

  Topo