Tratamentos Realizados

Lesão medular traumática

Traumatismos raquimedulares, com lesão medular traumática, estão entre os mais graves acometimentos que podem ocorrer a uma pessoa, não só pela elevada frequência, mas também por acometer muitas pessoas jovens e produzir alterações na qualidade de vida que se estendem à família e à comunidade como um todo.

A incidência é maior na faixa etária de 16 a 30 anos, e o sexo masculino é afetado em 80% das vezes (chegando a 90%, nos casos relacionados a trauma sofrido em atividade esportiva). Acidentes de automóvel são de longe a causa mais frequente, seguido de quedas (incluindo mergulho em água rasa), e lesão por projetil de arma de fogo.

A gravidade de uma lesão depende basicamente do nível afetado. Em geral, quanto mais alto na coluna, mais grave. Tetraplegia (ou quadriplegia) resulta em geral de traumatismos com lesão medular cervical (pescoço). Paraplegia resulta de lesões traumáticas na coluna torácica ou lombar.

Uma lesão medular é definida como lesão completa quando produz total perda de força e sensibilidade abaixo do nível lesionado. Ambos os lados do corpo são afetados, em geral de forma idêntica ou com pequenas diferenças de proporção. Na lesão incompleta algumas funções permanecem abaixo do nível da lesão. Algumas vezes a preservação ocorre somente para alguns tipos de sensibilidade, noutras existe também preservação parcial da motricidade. As lesões incompletas frequentemente se encaixam em um dos padrões:

  • Síndrome anterior da medula: resulta de lesão às vias motoras e sensitivas anteriores da medula espinhal. Estes pacientes em geral têm preservação de alguma sensibilidade grosseira relacionada à parte posterior (preservada) da medula, mas a motricidade e a sensibilidade mais fina estão mais comprometidas.
  • Síndrome central da medula: ocorre por comprometimento em geral isquêmico, das fibras mais internas da medula. Nestes casos, caracteristicamente, existe comprometimento motor (perda de força) mais importante dos membros superiores que dos membros inferiores.
  • Síndrome de Brown-Séquard: é uma forma mais rara de lesão, que resulta de dano de um lado da medula, com preservação do outro. É mais comum ser devida a lesões penetrantes na coluna (ferimento por faca). O movimento é perdido de um lado do corpo, bem como a sensibilidade táctil, enquanto a sensibilidade à dor e temperatura estão comprometidos nos membros do outro lado do corpo.

O termo concussão espinhal também é usado, podendo ser completa ou incompleta, mas neste caso a disfunção é transitória, e resolve-se num prazo de um ou dois dias, às vezes, no prazo de algumas horas.

Quando há suspeita de uma lesão medular traumática, atenção médica especializada é requerida imediatamente. Mesmo tendo-se em consideração que a lesão traumática aguda já ocorreu, o atendimento adequado e especializado nas primeiras horas permite a preservação de funções neurológicas não atingidas e a recuperação funcional com muito mais frequência.

A avaliação clínica deve ser feita pelo médico especialista, e a sensibilidade e força de todos os segmentos do corpo devem ser avaliados cuidadosamente, bem como alguns reflexos. Frequentemente há necessidade de realização de toque retal, pois a preservação de contração anal voluntária é um importante sinal para caracterização de lesões parciais ou completas, o prognóstico nestas últimas sempre é mais reservado.

Avaliação com exames de imagem também é fundamental é envolve:

  • RX simples de coluna
  • RX de coluna com mobilização do segmento cervical (RX dinâmico)
  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância Magnética

O tratamento começa antes mesmo da admissão do paciente no hospital. Frente à suspeita de traumatismo raquimedular (TRM) o grupo de resgate (SIATE, por ex.) deve cuidadosamente imobilizar toda a coluna no local do acidente. No hospital, em geral um paciente com TRM é admitido na UTI, onde cuidados standards relacionados a controle da pressão arterial, função cardiovascular, adequada ventilação e funcionamento pulmonar são essenciais. Dependendo do caso, é indicada intervenção cirúrgica imediata ou é planejada a cirurgia para tratamento mais adequado. 


  Topo